17 de fevereiro de 2015

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Comentando: O Maestro - The Conductor


"Muito bem, galera! Da Capo!"


Salve, otakada! Mano Flokinho de volta com o primeiro Comentando do ano, e como aviso oficial, agora a sessão "Comentando" está sobre minha responsa (e já não estava?!), assim como a sessão SPK-Music está com o Mano Tyki Mikk, e o SPK Recomenda está com o boss Gin San; fora que outras mudanças estão ocorrendo na equipe e uma ajuda muito valiosa está a caminho... Mas vamos ao que interessa: O mangá da vez será...

O Maestro - The Conductor Completo




 Publicado pela Panini em quatro edições, O Maestro nos conta uma versão em mangá de uma obra de suspense com o mesmo nome. A versão original pertence à Manabu Kaminaga, mas a versão para os quadrinhos ficou à cargo da mangaká Nokiya e a arte de Suzuka Oda (de Psychic Detective Yakumo)e publicado originalmente no Japão em 2010, pela editora Kadokawa Shoten (mesma de Another, Mirai Nikki, Code Geass e Summer Wars). A obra consiste em uma história aonde um musical será exibido, e um maestro substituto é solicitado, e ao mesmo tempo um crime é examinado pela polícia que tem relação com alguns membros da orquestra e o próprio maestro, e a chave do mistério pode estar nas memórias perdidas da flautista, com seus contantes pesadelos...



Aliás, mesmo com tantos envolvidos, a flautista Naomi Kuchiki parece ser a protagonista principal da história. Tudo se centra nela e sem ela, as coisas ficam difíceis de se resolver, tanto para a polícia quanto para o leitor. E as sessões com o psiquiatra parecem trazer mais dúvidas à nós do que à ela. Por falar no psiquiatra, o personagem Matsuzaki é extremamente enigmático, e não sabemos se ele só quer ajudar a flautista ou se aproximar ainda mais dela...



Outros personagens considerado importantes são o maestro substituto Yasafumi Yuuki, ótimo profissional, ex-namorado da violinista Akiho Maya (já vou falar dela), e esconde um passado meio sombrio... Porém é um dos mais sensatos da história. A bela violinista Akiho Maya e seu noivo, o pianista Kazuo Tamaki são responsáveis pelos momentos de tensão da história, pela crise de ciúmes que Kazuo possui devido ao namoro antigo de Akiho e Yuuki, e por ser ele o regente da peça. E pra terminar, o inspetor da polícia Tsuyoshi Ishikura, responsável pelo caso da múmia sem cabeça encontrada em um apartamento... E o que isso tem a ver com a orquestra?! Essa múmia pode ser um estopim para um crime imperdoável cometido há anos, sem que ninguém saiba...



O esquema de narração da história é fluído e altamente instigante, mas pode cansar facilmente o leitor. Tem que gostar muito de suspense para ler até o final. Aliás, é altamente recomendável que se leia essa obra toda de uma vez, para que não haja dúvidas no final da história, pois há muitos detalhes que podem passar despercebido, como em 20th Century Boys. E os termos musicais usados na obra não são constantes, para decepção dos músicos otakus (até porque não é esse o foco da história...), mas muitas obras conhecidas do cenário erudito são mencionadas durante a obra. Em relação ao visual gráfico, todas as capas possuem um visual padrão de um dos personagens da história com o maestro que assombra os sonhos de Naomi, mas as cores dão um contraste meio que enigmático, e isso dá uma empolgação a mais para ler, além de ser muito bonito. os quadros possuem fácil compreensão, e é praticamente impossível de ser perder durante os acontecimentos de quadro para quadro. 

Para finalizar, é uma obra tão instigante que pode cansar que lê, mas a narração de Nokiya é tão boa que é difícil parar de ler. A arte de Oda é bela e expressa bem a tensão e a beleza da história ( é quase como ler Shakespeare), e é recomendável para todos que curtem um bom suspense. Até a próxima, galerinha!



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